Podcasts são programas de áudio que podem ser baixados da Internet ou reproduzidos em serviços de streaming. Organizados em uma série de episódios, os podcasts podem tratar de diversos temas, desde política, entretenimento e esportes até sexualidade. É possível ouvir os episódios individualmente ou assinar o programa, que geralmente é gratuito.
O termo podcast vem da junção de "iPod", dispositivo reprodutor de áudio da Apple, e "broadcast", palavra em inglês que significa "transmissão". Os créditos para a criação desse conceito são atribuídos ao ex-VJ da MTV Adam Curry e ao desenvolvedor de softwares Dave Winner. Em 2004, eles criaram um programa chamado "iPodder", que permitia baixar automaticamente transmissões da Internet para iPods.
No Brasil, os podcasts mais conhecidos são: "Mamilos", que debatem diversos temas polêmicos, "NerdCast", produzido pelo portal Jovem Nerd, e "Café da Manhã", programa de notícias diário do jornal Folha de S. Paulo, estão entre os mais reproduzidos nas plataformas de streaming.
Para gravar um podcast, usuários podem recorrer a diferentes programas e serviços para editar o arquivo de som. Alguns permitem corte fácil de áudio online sem instalar nada no PC, enquanto outros softwares mais sofisticados adicionam efeitos sonoros e muito mais. A minha recomendação a seguir traz um programa para Windows, Mac ou Linux que vai facilitar sua vida na hora de gravar e editar podcasts sobre notícias, debates, críticas e demais assuntos.
Existem outros programas que também podem fazer a mesma coisa, porém estou trazendo esse porque é o que eu uso, conheço e sei que é bem fácil de usar.
O Audacity é um programa que permite editar, gravar, importar e exportar diversos formatos diferentes de arquivos de áudio. É possível gravar músicas e sons ao vivo ou converter diretamente material em fitas e CDs. Não deixe de baixar Audacity grátis para Windows (Windows 8, 7, XP e Vista), Mac (S X 10.5 to 10.11.x) e Linux ( Ubuntu 12.04, 14.04, 14.10, 15.04 e 15.10). Além da versão original há ainda uma edição Audacity Portable que você pode encontrar para download no TechTudo e outra do Audacity Online (que você pode acessar ao lado).
Ele também pode ser utilizado para fazer cortes, mixes, mudar a velocidade da gravação e alterar os tons, e se mostra um dos melhores editores de áudio do mercado. O software ainda consegue realizar essas operações em todos os formatos de arquivo da categoria como Ogg Vorbis, MP3, WAV, AIFF, etc. Porém para formatos AAC, M4A o programa pode apresentar problemas, sendo necessária a instalação de plugins específicos.
Atualmente, ele está na sua versão 3.0.0, que apresenta um grande salto de qualidade sobre suas versões anteriores. Esta atualização suporta plugins melhores como o GVerb, que ajuda na reverberação, vários efeitos foram aprimorados como a remoção de ruído, o equalizador e a normalização de volume. Tudo ficou bem mais fácil e prático com uma implementação mais apropriada do teclado, que adicionou novas teclas de atalho.
No quesito gravação, o aplicativo possui quatro opções de fonte de áudio. A primeira delas é o microfone e as linhas de instrumentos musicais. Em seguida, há a entrada para o mixer, crucial para produtoras de som. Ele ainda conta com gravação de mídia física (seja cassete, Lps, Cds, minidisc ou outro formato) e sons via streaming, como rádio e Internet.
Para qualquer trilha que o usuário queira criar, é possível usar mais de uma entrada diferente de modo simultâneo. É preciso, no entanto, respeitar o limite de até 16 canais. Isso possibilita gravar uma voz em seu microfone em cima da levada de violão de um disco, ou usar duas entradas de áudio para instrumentos distintos e acompanhar uma música na rádio.
As possibilidades de gravação deste app parecem inesgotáveis, embora tudo dependa de uma boa placa de som. É ela que determina quantos aparelhos e conexões seu computador será capaz de suportar.
O serviço também tem outras pequenas vantagens. Há um timer para as suas gravações, o suporte a amostras de áudio de até 192,000 Hz, monitoração de níveis de volume durante todo o processo e a gravação em canais múltiplos - ideal para profissionais.
Esta ferramenta permite importar arquivos de áudio, editá-los, combiná-los com novos arquivos e gravações. Possibilita, ainda, que o usuário os salve em novos formatos. Outra função útil é criar novas versões do seu arquivo em formatos diferentes com apenas um toque. Dessa forma, é possível importar um arquivo em AU e transformá-lo para formatos mais populares como o MP3, FLAC e WAV.
Editar sons ficou ainda mais fácil através do uso de ferramentas tradicionais de computador, como recortar, colar, copiar e deletar, além das opções refazer e desfazer ilimitadas. São funções simples compreensíveis para leigos e que podem mudar sensivelmente a forma como interage com arquivos de áudio.
É possível modificar trilhas inteiras em experiências completamente novas, sem medo de errar alguma coisa. Ferramentas como o Desenho também podem ser muito úteis para alterar o sampling e os picos ao longo de toda gravação.
Para aqueles que já têm mais experiência na área, todas as opções avançadas também estão presentes, como recursos para alterar pontos da trilha, sincronização de tom, alteração de volumes e etc. Tudo isso apresentado de maneira acessível, com teclas de atalho simples que tornam o trabalho muito mais rápido.
A plataforma pode ser usada para incrementar qualquer trilha de áudio com uma ampla gama de efeitos. Existe a possibilidade de alteração de tom sem comprometer a velocidade e vice-versa, remoção de estática e outros ruídos para suavizar o som, alterar as frequências de equalização de baixos, agudos e propriedades especiais como Bass Boost e os diversos filtros disponíveis.
Os efeitos tradicionais também podem ser inseridos, como Fade ins/outs para demarcar as fronteiras das trilhas, remover os vocais preparando músicas prontas para o acompanhamento, criar voice-overs que podem ser usados em podcasts ou em versões remixadas de DJs. Além disso, existe a presença dos efeitos populares como o Echo, Phaser, Wahwah, Reverse, Truncate Silence e etc.
Grande Abraço!